Palmo e Meio a Crescer

Palmo e Meio a Crescer

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Revolução do dia 25 de Abril - Experiência colorida

Este dia foi muito importante para o nosso país, ainda não éramos nascidos mas em vários sitios conseguimos ouvir histórias deste dia. Especialmente, através dos nossos avós que estiveram presentes na revolução.
Também na escola a Natália e a Susana nos falaram de como foi o 25 de Abril ou a Revolução dos Cravos. Se quizerem saber mais cliquem aqui: O dia da liberdade

Associado a este dia realizámos uma experiência. Transformar cravos de cor branca em cravos de cor outra cor. Será que é possivél?
As flores (cravos) depois de cortadas para permanecerem durante mais tempo bonitas, precisam de estar dentro de água, mas sabemos que a água não tem cor daí as flores não alterarem a sua cor. Mas se em vez de a água ser transparente colocassemos tinta na água, será que as flores brancas alterariam a sua cor?
Então cortámos cravos brancos, e colocámo-los dentro de um vaso com água e tinta e deixamo-los assim durante o fim de semana...



E o resultado foi....
Os cravos não mudaram de cor :(  Pois é, com tinta a experiência não funciona.
Mas não desistimos! Usámos os mesmos cravos e trocámos a água, em vez de água com tinta, usámos água com anilinas (cargas de marcadores) e o que é que acham que aconteceu?
Vejam....

É verdade, RESULTOU
Através da nossa VISÃO observamos a mudança de cor que se realizou em muito pouco tempo.
Foi divertido e é a experimentar que sabemos o resultado correcto para as diferentes hipoteses :)
mais informações, clique aqui: Experiência dos cravos

Sem comentários:

Enviar um comentário