Palmo e Meio a Crescer

Palmo e Meio a Crescer

sábado, 31 de outubro de 2009

Responsabilidades da semana de 2 a 6 de Novembro

Livro - Bo ; F ; M.S. ; P.P. ; S
DVD - C.S. ; C.D. ; C.G.
Bola - R.P.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Estendal colorido... cheio de cores!




Tintas, pincéis, papel e muita alegria e a sala ficou muito mais colorida!

Parabéns

Parabéns ao pai José por mais uma primavera.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parabéns "escolinha"





Como presente para oferecer à nossa escola, fizemos um desenho conjunto que ficou muito bonito. Fomos à missa  e de seguida realizou-se um lanche de convivio entre Jardim de Infancia, CATL e Valência Sénior, onde cantámos os "parabéns" e comemos alguns docinhos. Foi divertido...!

sábado, 24 de outubro de 2009

Parabéns C.S.P.C.

A nossa instituição está de parabéns ... Faz 26 anos ... Para comemorar fizemos um jornal com testemunhos, jogos, desenhos feitos pelas crianças, pais e antigos alunos. O jornal estará á venda apartir de dia 26 ou 27 de outubro. PARABÉNS.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Parabéns

Parabéns mãe Claúdia por mais uma primavera.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Para celebrar o Hallowen ... uma abóbora ...







Para conseguirmos ter a nossa abóbora foi preciso pintar muito bem pintadinha e depois cozemos com agulha e lã ... e ficou linda...

Roda dos Alimentos





Uma refeição saudável...





Escrever, desenhar, pensar, cortar, colar e afinal... não é assim tão dificil elaborar uma refeição saudável e muito apetitosa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Parabéns

Parabéns mãe Sónia por mais uma primavera.

As 5 primaveras do nosso pequeno Tomás

Parabéns ao nosso Tomás. Beijocas grandes e fôfas das amigas Natália e Susana.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Depois das compras... vem a Salada de Fruta





Mais um dia divertido, mas diferente!
Depois das compras, colocámos mãos à "salada".

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

"Fomos ás compras..."


Na continuidade do tema sobre a alimentação, decidimos realizar no dia 16 de Outubro uma salada de fruta, algo saudável e divertido de fazer e comer, para tal precisamos de fruta e nós mesmos fomos comprá-la e colocar mãos à obra. Fomos a uma mercearia perto da nossa escola e escolhemos e comprámos a fruta para a nossa sobremesa.
Foi muito divertido...!!

Brincadeiras / Trabalhos livres na sala

 

São várias as brincadeiras que as crianças escolhem ao longo do dia, das quais salientam-se: o Baú das Trapalhadas dando a oportunidade de as crianças usarem o seu lado teatral e imaginário, imitando o mundo que as rodeia; e o desenho livre, podendo expressar e usar a sua criatividade tornando-a visivél no papel.
E os puzzles são também escolhidos com frequência.

Trabalho sobre a Alimentação - Cesta de Frutos




Dia 16 de Outubro é o Dia Mundial Da Alimentação.
Esta semana e para comemorar este dia, realizámos um trabalho sobre os frutos, utilizando a pintura, recorte, colagem... e ficou assim!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Trabalhos de Outono



As crianças realizaram mobiles em forma de espantalho e folhas, que foram penduradas no tecto do hall do Jardim de Infância e dentro da sala.

Os Amiguinhos - A Verdinhas e o Laranjinhas

Estes são os nossos novos amigos.
A Verdinha é uma planta. No mês de Setembro fomos visitar a Feira da Luz (feira que se realiza anualmente no Largo da Luz, em Carnide) e decidimos comprar uma planta para a sala, mas a Senhora vendedora foi muito simpática e ofereceu-nos a Verdinhas.
O Laranjinhas é um peixe. Foi decidido em grupo que podíamos ter um animal de estimação na sala, um animal que não provocasse alergias e que pudesse ficar sozinho ao fim-de-semana e chegámos à conclusão que um peixe seria boa ideia. O Laranjinhas foi oferecido por um irmão de um dos meninos da sala. Obrigada.

Quadro dos Recados




Na primeira imagem, o quadro é usado para colocar recados gerais e a planificação mensal.

Na segunda imagem, estão os recados individuais das crianças "envelopes", os quais são usados para colocar os recados para os pais. Os "envelopes" são personalizados.

Quadro das Presenças

Quadro de Presenças da sala dos 5 anos.
Este tipo de quadro tem como objectivo desenvolver a sequência temporal, abordar a leitura de tabelas de dupla entrada, sintese de informação, conceitos matemáticos (quantidade e número) e linguagem escrita e oral.
O quadro está formado da seguinte forma: na horizontal pelos dias do mês e na vertical pelo nome das crianças. As quadriculas verdes significam as presenças, as quadriculas vermelhas significam as faltas e as azuis os fins-de-semana.
Existem também setas: 5 setas de cor verde com a palavra "livro" escrita, 3 setas de cor amarela com a palavra "bola" escrita e uma seta de cor azul com "bola" escrita. Estas setas têm como objectivo promover o sentido de responsabilidade nas crianças, pois cada semana, determinadas crianças ficam incunbidas de certas tarefas, as crianças alteram todas as semanas.
Em cima da tabela existe a informação temporal, constituída pelo dia da semana, mês, ano, estação do ano e tempo que faz na rua.

A Nossa Escola


O Centro Social Paroquial de Carnide é uma instituição que engloba crianças - berçário, creche, jardim de infância e ATL- e Centro de Dia.
Possui um espaço amplo de recreio e jardim, e espaços fechados para actividades de sala, onde há a oportunidade de SER CRIANÇA.